A expansão marítima espanhola

A expansão marítima espanhola teve inicio no mesmo período em que se completava a guerra de reconquista contra os mulçumanos, em 1492. Os reinos de Aragão e Castela lutavam para expulsar os muçulmanos da Península Ibérica.  A unificação do Estado já havia se iniciado com a união desses dois reinos em 1469, por uma aliança matrimonial entre os herdeiros desses tronos. Nesse sentido, não é mera coincidência que a conquista de Granada, último foco de resistência dos muçulmanos, tenha ocorrido no mesmo ano da descoberta da América.

Na época o governo espanhol buscava uma nova rota para as índias, através do ocidente, isto é, pelo mar Atlântico. E foi essa busca que acabou levando o genovês Cristóvão Colombo, em nome da Espanha, a chegar à América, em 1492.

No começo, o objetivo era que a circunavegação da Terra pudesse oferecer uma nova rota de acesso para índia. Porém os três navios utilizados com esse objetivo acabaram batendo  em uma ilha chamada Guanaani, no Caribe. Após batizar a ilha com o nome de San Salvador, Colombo onde encontrou outras terras.

Pouco tempo depois, os companheiros de viagem de Cristóvão, demonstraram ao mesmo que este havia encontrado um novo continente. E ficou para o navegador Américo Vespúcio a responsabilidade de oficializar tal constatação, por conta disso acabou o novo continente sendo batizado com o seu nome. “América”.

Não tão diferente de Portugal, a Espanha também tinha objetivos de encontrar riquezas no “novo mundo” e por conta disso entrou as Espanha em conflitos contra os povos que lá viviam.

Portugal pressionava a Espanha a respeito das terras descobertas e aquelas ainda por descobrir. Para solucionar essa pendência, foi assinado por estes, o Tratado de Tordesilhas, que dividia as terras conquistadas por Portugal e pela Espanha.

 

About these ads
    • gabriella
    • 18 março, 2013

    fui o visitante numero 1000000

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: