Pronomes conceitos básicos

  1. “as crianças foram dormir muito tarde, por isso as crianças ainda dormiam quando pela manhã, a mãe das crianças chamou as crianças.”
  2. “as crianças foram dormir muito tarde, por isso elas ainda dormiam quando, pela manhã, sua mãe as chamou.”

(FTD – Módulo I – 2 série do Ensino Médio)

podemos notar que no primeiro enunciado a palavra “crianças” é repetida diversas vezes de forma desnecessária, enquanto no segundo foram substituídas por outras equivalentes.

  • “Elas” - Refere-se “as crianças”
  • “Sua” - Substituí “das crianças” e determinada também o significado de mãe (sua mãe – mãe das crianças).
  • “As” - Substituí ” (as) crianças”.

As palavras usadas para substituir o termo “crianças” é denominado pronome.

Pronome - São todas as Palavras que substituí ou acompanha o substantivo, determinando a sua significação.

Classificação dos pronomes

dependendo da função exercida pelo pronome na estrutura do enunciado, eles se subdividem é 6 grupos.

  1. Pronomes Pessoais
  2. Pronomes Possessivos
  3. Pronomes Demonstrativos
  4. Pronomes Indefinidos
  5. Pronomes Relativos
  6. Pronomes Interrogativo
    • robertoandersen
    • 25 abril, 2011

    Gostei do texto

  1. ola eu adorei seu texto ele esta ótimo e completo

  2. \entendi direitinho o conceito do pronome com o seu texto!
    Parabéns!

    • Poliana Ribeiro
    • 24 abril, 2012

    me dei bem na prova u_u ! aeae HSAUHSA’

  3. amei seu texto

  4. você é muito inteligente parabéns!!!!!!!!!!

    • Letýiicia
    • 2 junho, 2012

    Parabéns vooç é muito inteligente continue assim,minha prof° adorou minha pesquisa graças a vooç?

    • uzuthiha
    • 15 julho, 2012

    ajudou muito no meu trabalho do colégio

    • Yasmim
    • 29 julho, 2012

    OI tenho 9 anos meu nome é yasmim,tenho uma professora da Unvale que me dá aulas em partcular meu dever é sobre os prnomes!!!Li este texto eu amei Parabéns!!!!

  5. o seu tanbem

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

