Matéria, elementos químicos e átomos

Tudo o que ocupa um lugar no e espaço e tem massa denomina-se matéria.
Toda matéria que forma os seres vivos e os seres não vivos é composta de elementos químicos.
Os elementos químicos que ocorrem na natureza são 93. Os demais são produzidos artificialmente. Na tabela periódica são encontrados os 93 elementos químicos da natureza, Cada um com seu número, símbolo e massa atômica.
Cerca de 98% do corpo dos seres vivos é composto de apenas seis elementos químicos que formam a sigla CHONPS: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S).
Um elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número de prótons. O átomo pode ser considerado a menor partícula da matéria capaz de participar de uma reação química. Todo átomo é composto de partículas menores chamadas partículas subatômicas. As principais são Elétrons, os prótons e os nêutrons.
Os elétrons possuem carga negativa (-) e os prótons cargas positivas (+). Um átomo é eletricamente neutro quando possui o mesmo número de elétrons e prótons.
Os prótons e nêutrons formam o núcleo do átomo e os elétrons orbitam esse núcleo. A orbita mais próxima do núcleo possui um máximo de 2 elétrons, a mais distante pode ter até 8 elétrons.
O número atômico de um átomo é o numero de seus prótons, o carbono por exemplos possui 6 prótons, portanto, seu numero atômico é 6. Em seu estado fundamental, é eletricamente neutro, isso significa que o átomo também possuirá 6 elétrons.
A massa atômica de um átomo corresponde praticamente á massa de seus prótons e nêutrons. O elétron é considerado uma partícula subatômica de massa desprezível. Prótons e neutros possuem massas muito próximas e pode-se considerar que ambas as partículas apresentam massa relativa igual a 1.

Isótopos, Isóbaros e Isótonos.

Isótopos – É o fenômeno onde diferentes números de massa constituem o mesmo elemento químico, ou seja, prótons iguais.

Isóbaros – É o fenômeno onde átomos diferentes, apresentam o mesmo número de massa.

Isotonos – É o fenômeno onde átomos diferentes possuem o mesmo número de nêutrons.

Íons

Os íons são átomos ou grupos de átomos com carga elétrica.

Cátion – São Íons de cargas positivas. Quando um átomo cede um elétron, no balanço entre prótons e elétrons, fica com um próton a mais. Nesse caso, sua carga fica positiva (+).

Ânion – São Íons de cargas negativas. Quando um átomo ganha um elétron, no balanço entre prótons e elétrons, fica com um elétron a mais. Nesse caso sua carga fica negativa (-).

Formas de ligações

São três as formas que os átomos podem ligar-se entre si: por ligação iônica, covalente ou metálica.

Ligação Iônica – É quando um átomo cede elétrons definitivamente para outro átomo ou toma elétrons definitivamente de outro átomo.

Ligação Covalente – É quando os átomos compartilham elétrons, formando novas moléculas.

Ligação Metálica – Ocorre entre os elétrons e os núcleos dos átomos dos metais, porque os elementos metálicos têm a tendência de perder facilmente os elétrons de suas camadas mais externas.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: