Zonas Climaticas

A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação que gira em torno de si mesmo e por isso toda face da Terra recebe luz solar.
Devido à forma esférica da Terra, os raios solares incidem de forma diferente quanto à intensidade em distintos lugares do planeta.

As áreas próximas à linha do Equador, ou zona intertropical, a luz atinge a superfície terrestre de forma perpendicular desse modo, automaticamente, maior a intensidade e o calor.

A partir da zona intertropical em direção aos pólos, devido à forma arredondada do planeta, os raios,incidem na superfície dessas regiões com menor intensidade, pois os mesmos atingem o planeta de maneira inclinada e conseqüentemente as temperaturas são menores.

Entre dois pólos existe uma grande oscilação de temperaturas, decorrente principalmente do modo e da intensidade com que os raios solares incidem na superfície que determinam a existência de elevadas, baixas e médias temperaturas dispersas em toda extensão do planeta.

Para regionalizar as áreas similares quanto ao recebimento de luz solar, o globo terrestre foi classificado em cinco zonas térmicas, sendo elas: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas, essa apresenta no norte e no sul, que ocorre também nas zonas polares.

Zonas Polares: a do sul abrange as áreas localizadas dentro do circulo polar antártico enquanto a do norte situa-se dentro do circulo polar ártico. Os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira bastante inclinada, portanto as temperaturas são as mais baixas da Terra.

Zonas temperadas: a do norte localiza-se entre o tropico de câncer e o circulo polar ártico enquanto a do sul situa-se entre o tropico de capricórnio e o circulo polar antártico. Os raios incidem à superfície de forma relativamente inclinada em relação à zona intertropical, desse modo as temperaturas são mais amenas. Nessas zonas, é fácil receber a passagem das quatro estações do ano, pois ai cada estação apresenta as características que a diferenciam nitidemente das outras.

Zona tropical: Esta localizada entre o tropico de câncer e o tropico de capricórnio. São Áreas que recebem luz solar de forma praticamente vertical em sua superfície, o fato produz regiões com temperaturas elevadas, conhecida como zona tórrida do planeta.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: