“Conheça o Massa!, o primeiro jornal popular da Bahia”

A Bahia começa conhecer o Massa!, novo jornal do Grupo A TARDE que chega para oferecer notícias e informação de entretenimento e serviço às classes C e D.  O novo produto, que é  o primeiro jornal popular da Bahia, aposta na linguagem coloquial, mas nem por isso menos informativa. O  Massa! mostrará mais da rotina nos bairros populares de Salvador, refletindo a sua diversidade cultural.  Além disso, estará atento às ações de incentivo ao exercício da cidadania.

“O Massa! preenche uma lacuna já que a população não dispõe de um  jornal popular voltado paras as classes C e D, que são as que mais crescem economicamente no País”, destaca o diretor-executivo do Grupo A TARDE, Sylvio Simões.  Segundo o diretor-executivo, Renato Simões Filho, o novo produto chega com  o mesmo compromisso dos outros canais que integram o grupo. “Os baianos podem esperar do novo jornal os mesmos compromissos que os demais veículos do Grupo A TARDE têm para com eles, sendo os mais importantes a credibilidade e a cumplicidade com seus leitores”, completa.

De acordo com Ranulfo Bocayuva, diretor-executivo de Jornalismo do grupo, o público vai encontrar um produto surpreendente. “Estamos animados com a ideia de atingirmos um público ávido por leitura, que até agora, verdadeiramente, não contava com um jornal pensado para ele. Nossa equipe de profissionais, liderada pelo editor-executivo, Ricardo Mendes, e o secretário de Redação, Paulo Oliveira, formatou um produto informativo e divertido, que pode ser lido por jovens, mulheres e homens interessados também em dicas de saúde e emprego”, explica.

Diversidade – Com uma proposta inovadora, o Massa! tem como direção o respeito à diversidade do seu público, sempre respeitando a sua dignidade.  “Vamos dar destaque às pessoas e lugares nos quais a imprensa tradicional só vai para criticar ou cobrir tragédia”, explica o jornalista Paulo Oliveira, secretário de Redação do Grupo A TARDE e supervisor editorial do projeto.

De acordo com Oliveira, o Massa! será um jornal adequado para ser lido por todos os membros de uma família. “Vamos mostrar a atividade cultural, a economia e os eventos da população dos bairros de Salvador. Pretendemos descortinar um universo novo para os leitores. Na cobertura esportiva um dos nossos destaques serão os babas nos bairros, as curiosidades sobre a vida dos atletas fora de campo e tabelas diferenciadas com estatísticas e informações sobre os clubes locais”,  diz.

Leveza – O Massa! tem formato berliner e 24 páginas, em cor e preto e branco. Inicialmente, ele terá  uma tiragem de 56 mil exemplares. A sua redação trabalha de forma integrada com os outros canais do Grupo A TARDE.

A equipe do Massa! conta com a  jornalista Ana Carolina Diniz. Ex-editora do jornal Expresso, do Rio de Janeiro, Ana Carolina desempenha a função de editora adjunta do periódico.

A Editoria Geral tem Marlene Lopes e Ana Paula Ramos, editora e subeditora, respectivamente. A Editoria de Diversão é comandada pela editora Isabela Machado e a  subeditora Elen Alaver. Já na  seção de Esportes o editor é  Edmilson Ferreira e o subeditor  é Fernando Pofo. A edição de Arte é de Pierre Themoteo e Vado Alves.

Valores – O Massa! tem como direção três conceitos: o aspiracional, que é se transformar em instrumento para a melhoria da qualidade de vida do leitor; o de serviço ao trazer as coberturas do dia-a-dia da cidade; e o de cumplicidade por se colocar sempre ao lado do público, expressando suas necessidades e fiscalizando as instituições para que prestem um bom serviço.

O projeto foi elaborado com a consultoria da Cases i Associats, empresa que fica sediada na Espanha, mas tem escritórios no Brasil, Argentina e EUA. No Brasil a empresa já colaborou  com publicações como os jornais Lance, do Rio de Janeiro, e  Super Notícia, de Belo Horizonte, Minas Gerais. A Cases i Associats participou também da reformulação dos jornais  O Estado de S. Paulo, Diário do Nordeste, sediado no Ceará, Notícia Agora e Gazeta, ambos do Espírito Santo, A Crítica, do Amapá, dentre outros periódicos. A Case atende a clientes de países como Rússia, Itália, Argentina, Peru, Paraguai, Alemanha, Reino Unido, República Dominicana, Croácia, Irlanda e Equador. “O importante de um projeto como o que originou o Massa!  é a afirmação que o Grupo A TARDE faz do seu compromisso com a sociedade baiana. Com a chegada de mais pessoas com poder de consumo, A TARDE está trazendo um produto informativo que as auxiliem a se mover nesse novo contexto que se apresenta no Brasil”, analisa Chico Amaral, diretor da Cases i Associats.

Apoio – Diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, elogia a iniciativa do lançamento do jornal Massa! “O Grupo A TARDE dá uma demonstração de que está atento às tendências da indústria jornalística no Brasil, onde jornais populares voltados para as classes C e D têm sido lançados e com grande sucesso”, acrescenta.

De acordo com Pedreira, diferente de países como os EUA, onde a circulação de jornais tem caído, no Brasil os jornais têm conseguido  apresentar uma tendência de crescimento. “Sobretudo em razão dos jornais populares. Houve uma percepção das empresas jornalísticas brasileiras da demanda por jornais de perfil popular. Além disso, no Brasil há um mercado para ser conquistado e o Grupo A TARDE ao lançar o Massa! está indo de encontro a essa demanda. Com certeza,  o Massa!  vai ser mais uma iniciativa de sucesso do Grupo A TARDE”, acrescenta o diretor-executivo da ANJ.

 

Por Cleidiana Ramos | A TARDE

Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5637572

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: