Criando um texto dissertativo – Desenvolvimento

No desenvolvimento é importante definir os argumentos a serem usados, fundamentar as idéias e ter convicção do que está falando, a fim de receber crédito do leitor e ter seu ponto de vista respeitado. O desenvolvimento podem ser elaborados de várias maneiras, das quais três serão abordadas.

Por enumeração – Este tipo de desenvolvimento é muito comum quando quer se expor uma série de características, de funções, processos ou situações ao tema abordado.

Ex.: “Poluição, congestionamento, lixo, multiplicação de favelas, destruição de rios e desmatamento compõem o cotidiano dos grandes centros urbanos.”

Por comparação – Neste caso a intenção é de comparar colocando idéias lado a lado, fatos, seres apontando semelhanças ou contradições entre eles.

Ex.: “Esses jovens claramente usam drogas. No Brasil seriam chamados de meninos de rua. Aqui na Europa recebem o nome de “intinerantes”.”

Por causa e consequência – Em muitos casos, a introdução do texto dissertativo permite um desenvolvimento que usa uma ou mais relações, onde é expressado o motivo do drama e a que fins levam esse drama.

Ex.: “Ao examinarmos algumas causas desse êxodo rural, verificamos que a zona rural apresenta inúmeros problemas os quais dificultam a permanência do homem no campo. Podemos citar a seca, má distribuição de terra e a falta de trabalho.”

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: