Medo

“O medo é um estado de espírito. Tem gente que tem medo de amar, de abraçar, de doar, de repartir. Tem gente que tem medo das reações da sua intenção.”

É inegável que o medo esteja presente em todo lugar. Mas qual o real significado do medo? Para que ele serve? Certamente existe um motivo. Quando o medo se torna uma doença e pode levar a situações de risco?

O medo é um sentimento provocado por um estimo psíquico ou físico, uma situação de interpretação, imaginação ou crença que proporciona ao organismo enviar um alerta de possível perigo, preparando um determinado sujeito para lutar ou fugir.  Quando o perigo é pequeno, os músculos se contraem dando maior resistência e força ao corpo, assim permitindo o individuo de enfrentar o perigo. É possível notar através desses termos de que muitas vezes a raiva é apenas o medo convertido na ação de lutar. Quando o perigo é grande demais os músculos relaxam permitindo o individuo de fugir. Essas são as possíveis reações do corpo quando o  organismo libera os hormônios do estresse (epinefrina, cortisol).

O medo embora assustador é essencial para sobrevivência dos seres humanos, seriam milhões as situações de risco que a ausência do medo nos traria, a espécie humana  a esta altura poderia estar extinta. Mas quando este medo passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico no individuo significa que esse medo se transformou em uma doença, a tão conhecida fobia, podendo levar o individuo a atitudes extremas, trazendo risco a ele mesmo e as pessoas ao seu redor. Nesses casos é altamente recomendado a busca ao auxilio de um especialista.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: