Fatores Climáticos

Diversos elementos contribuem para os mais variados tipos de clima do planeta. O clima de um determinado lugar é condicionado por alguns fatores, estes são conhecidos como fatores climáticos, que podem ser dinâmicos ou estáticos. São eles:

Latitude – é a distância em graus entre um ponto qualquer da superfície terrestre e a linha Equador. Devido à inclinação do eixo e à curvatura da Terra, as maiores latitudes sofrem forte oscilação da médias das temperaturas nos meses de janeiro e julho.

Esse fenômeno se explica pela inclinação do eixo de rotação da Terra, cuja superfície fica exposta desigualmente aos raios solares.

Altitude – É a medida vertical de um determinado ponto da terra em relação ao nível do mar.

À medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui, dada a menor capacidade das áreas montanhosas para reter a energia solar. Assim, a cada 1.000 m, a temperatura cai, em média, 6 °C. Além disso nas maiores altitudes o ar é mais rarefeito.

Massa de Ar – parte da atmosfera que apresenta as mesmas características físicas (temperatura, pressão, umidade e direção), derivadas do tempo em que ficou sobre uma determinada área da superfície terrestre (líquida ou sólida. As massas de ar deslocam-se devido as diferenças de pressão atmosférica, isto é, das áreas de alta pressão para as de baixa pressão.

Pressão Atmosférica – É a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará.

A pressão atmosférica também pode ser entendida como as variações históricas das amplitudes de pressões endógenas (magma) e exógenas (crosta) do planeta Terra.

Órbita – A Rotação e deslocamento do eixo terrestre ocasionam em maiores ou menores graus de insolação, isto é, em determinados pontos da terra, a luz solar chega com maior ou menor intensidade de acordo ao posicionamento da crosta terrestre, modificando assim as suas variadas ações calorimétricas.

Maritimidade – É  uma medida da influência da umidade do mar sobre cidades ou países que tenham seus territórios próximos do mar e oceano, provocando um aumento da umidade relativa do ar possibilitando a ocorrência de chuvas ou contato mais intenso com as massas de ar que vêm dos oceanos, o que implica na caracterização das temperaturas locais e regionais.

Continentalidade – É uma medida direta da distância de cada lugar ao mar. A distância dos corpos hídricos influencia a temperatura do ar por causa das diferenças básicas nas características térmicas. No geral, a água absorve cinco vezes mais calor a fim de aumentar sua temperatura em quantidade igual ao do aumento do solo. Logo, quanto mais distante as grandes massas líquidas, maior será a variação da temperatura. Por isso, climas continentais são caracterizados por possuírem grandes variações de temperatura.

Correntes marítimas – É o fluxo das águas dos oceanos, ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra, dos ventos e da diferença de densidade. Pode acumular uma grande quantidade de calor e, assim, influenciar as massas de ar que se sobrepõem.

Relevo – Pode ser definido como as formas da superfície do planeta.  A presença e interferências de montanhas e depressões nos movimentos das massas de ar influenciam nas temperaturas da crosta terrestre.

Vegetação – Em regiões densamente florestadas, como a Amazônia, o calor provoca a transpiração das plantas, que, associada à evaporação da água em geral, dá origem a um fenômeno chamado evapotranspiração. Esta, por sua vez, determina em que parte as condições climáticas de uma dada região, já que regula o volume de chuvas e as médias térmicas.

Atividades antrópicas – É a atividade humana em geral, como podemos citar as atividades industrial, urbana ou agrícola que aumenta a concentração de alguns gases e aquece a média térmica da atmosfera do planeta. Essa elevação de temperaturas causas diversos impactos globais, criando uma situação de vulnerabilidade e desequilíbrio ambiental.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: