Grandes Navegações

Durante a antiguidade, diferentes povos praticaram a navegação, aventuraram-se pelo mar Mediterrâneo  e fizeram dele sua principal rota comercial e via de influência cultural. Os romanos o chamavam de Mare Nostrum, pois este marco fortemente a cultura do romanos e dos povos submetidos a seu império. Este foi o mar mais velejado mesmo no período da idade média.

As pessoas do final da idade média conheciam o Mediterrâneo mais temiam o mar Atlântico, que por estas era chamado de “mar tenebroso”, ele acreditavam que neste mar, existiam criaturas terríveis, sereias que afundavam navios, entre outros. Contudo a ambição dos Europeus foi maior, encantados pelas possibilidades de riquezas que encontrariam no oriente, e das terras que ajudariam a crise européia e fortaleceria a burguesia comercial. Eles enfrentaram seus temores e partiram em busca de rotas comerciais mais rentáveis. Chamariam de Expansão marítima este feito.

Algumas inovações ajudaram nessas expedições, como: a invenção da caravela e o aperfeiçoamento da bússola, do quadrante e do astrolábio. Porém existiam condições econômicas e políticas para este feito.

Como fator econômico, havia a necessidade de buscar mercadorias e metais preciosos além das fronteiras europeias e de acumular capitais nas mãos de poderosos comerciantes ou dos estados modernos que patrocinavam expedições de exploração.

Do ponto de vista político, o fator fundamental foi o surgimento das monarquias nacionais na Europa. Com a centralização política, houve condições para mobilizar os capitais necessários ao financiamento das expedições.

a conquista de constantinopla pelos turcos otomanos em 1453, atrapalhou bastante a rota comercial pelo mar Mediterrâneo no entanto este não foi o evento catalisador das grandes navegações, mas sim o sonhos de riquezas através de metais valiosos, como o ouro e de terras.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: