Experimento

2NaOH + 2Al + H2O —— NaAlO2 + 3H2

Materiais:

  • Garrafa de vidro
  • Papel Alumínio
  • Hidróxido de sódio (Soda Caustica)
  • Colher
  • Bexiga
  • Funil

Primeiro utilizamos a colher para pegar a soda caustica e introduzimos cerca de três colheres rasas na garrafa pelo funil. Cortamos o papel alumínio em vários pedaços e introduzimos dentro da garrafa.

Depois adicionamos água e em instantes seguintes ouve uma reação, dando origem a uma substancia de coloração preta. Logo após colocamos uma bexiga na extremidade superior da garrafa para capturar o H2 (hidrogênio) que estava sendo liberado pela reação.

Foi possível notar também, que ao longo do tempo a reação consumia o alumínio e se fazia necessário introduzir mais para obter mais H2.

O hidrogênio é um gás leve, então seria natural que o balão partisse rumo à atmosfera, mas ao enchermos a bexiga com o H2, soltamos este em sala, e pudemos notar que o balão flutuava e caia lentamente. Isso ocorria porque o Hidrogênio não estava em sua forma pura, já que dentro da garrafa também continha O2 (Oxigênio), e este por ser um gás, mas pesado, fazia com que o balão não fosse tão distante.

Ao tocarmos na garrafa pudemos notar que esta estava extremamente quente, isto porque o processo de obtenção do aluminato de sódio hidratado (substancia preta no fundo da garrafa, obtida no experimento), é uma reação exotérmica, isto é, libera calor.

O aluminato de sódio é uma base forte e que na presença de ácido ocasionará uma reação.

 

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: