A importância dos alongamentos

Podemos notar que o alongamento é altamente recomendado antes de se fazer qualquer atividade física ou até mesmo para se enfrentar tarefas rotineiras. Mas porque fazer alongamentos?

Esportes como ciclismo, tênis, futebol e diversos outros provocam muita tensão, desgaste e inflexibilidade ao corpo das pessoas.

Da mesma forma isso pode ocorrer em atividades da rotina, como aquela corrida para pegar o ônibus ou pessoas que trabalham movimentando-se muito, apesar de nesses casos acontecer num grau menor.

Nas pessoas sedentárias esses alongamentos podem ser mais complicados por provocar dores, mas com tempo e prática, eles passam a ser facilmente executados.

Mas os alongamentos não se limitam somente a essas pessoas, mas a todas. O que acontece é que diversas atividades que praticamos no dia a dia, causam desgastes como contrações musculares, inflexibilidade e outros. Tudo isso gera stress no corpo e isso prejudica não só nosso estado emocional e espiritual como também o nosso estado mental, o stress destrói os neurônios e afeta conseqüentemente o desenvolvimento da capacidade intelectual.

Não é somente através de atividades físicas que geramos o stress no nosso corpo, por isso é tão importante fazer os alongamentos. Ao fazermos isto, não só estamos trabalhando o inverso do que a contração muscular e outros agentes provocam como também estamos contribuindo para nosso bem estar de maneira geral.

Benefícios do alongamento

O alongamento traz diversos benefícios como: a redução de tensões musculares, o relaxamento, a prevenção de lesões, ativa a circulação, melhora a respiração, diminui a rigidez corpórea entre diversos outros fatores.

Será que depois disso você continuará sem praticar alongamentos? Continuará a ser tão sedentário?

Então se mexa, respire fundo e comece a fazer movimentos leves, não bruscos, pois estes irão contrair os músculos que você está tentando relaxar. Fique em uma posição confortável e sustente-a por cerca de 10 a 30 segundos, respire de forma lenta e controlada.

Vamos todos praticar essa coisa tão gostosa que é o alongamento!

 

  1. Pontos EFS.

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