O que é a gravidade?

Etimologia

Etimologicamente a palavra “Gravidade” provém do latim ‘gravitas’, formado a partir do adjetivo ´gravis´ (pesado, importante). Ambos os vocábulos trazem a raiz ´gru-´, do antigo tronco pré-histórico indo-europeu, de onde se deriva também a voz grega ‘barus´ (pesado) que, entre outros vocábulos, deu lugar a barítono (de voz grave). Em sânscrito – a milenária língua sagrada dos brâmanes – formou-se a palavra guru (grave, solene), também a partir da raiz indo-européia ´gru-´, para designar os respeitados mestres espirituais e chefes religiosos do hinduísmo.

O que é a gravidade?

Na física, a gravidade ou interação gravitacional é uma das quatro principais forças fundamentais da natureza, (juntamente com a interação forte, interação eletromagnética e a interação fraca) em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros.

Por mais incrível que pareça, a gravidade é de longe a mais fraca das interações, tendo a razão de intensidade, o valor de 10^(-42), este valor por sua vez não deve ser considerado absoluto uma vez em que ele seja dependente da natureza da fonte e a que distância está fazendo a medição. Embora a gravidade seja a mais fraca das quatro interações ela é a de maior alcance, sendo responsável pela estabilidade dinâmica de todo universo.

Das quatro principais forças conhecidas pelo homem, a gravidade é a única que se recusa a se quantizada. Quantização significa que a força pode ser medida em partes discretas que não podem ser diminuídas em tamanho, não importando o que aconteça.

Cada uma das interações ou forças é mediada pela troca de uma partícula denominada “mediador”. Os mediadores são responsáveis pela transmissão da força entre uma partícula e outra. O mediador da gravidade é chamado de Graviton. Cientistas têm estudado sobre o gráviton por anos, mas têm tido muitas frustrações nas buscas para encontrar uma consistente teoria quântica sobre isso.

  1. Ponto FIS

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: