A formação do relevo terrestre

A partir de imagens obtidas por uma sonda espacial, que foi enviada ao espaço em 2003, cientistas puderam efetuar cálculos que constatassem a data de origem do Big Bang.  Acredita-se que este tenha ocorrido a 13,7 bilhões de anos atrás com margem de erro de 1%. Teria nessa explosão, surgido a matéria que antes estava condensada em um ponto, a energia acumulada nesse ponto foi liberada, dando origem a todos os corpos celestes, inclusive o nosso planeta.

Como a Terra perdia temperatura rapidamente, as camadas superficiais solidificaram-se, levando ao surgimento da crosta terrestre.

Após o resfriamento e relativa estabilização da crosta, diversas camadas passaram a ficar superpostas. Em virtude da composição da Terra, podemos dividir a mesma em três partes:

Crosta, Manto e Núcleo.

Crosta – É a camada superficial da Terra. Tem uma espessura variável de 7 a 35 km, podendo chegar até 60 km em regiões montanhosas. Algumas pessoas podem até não saber ou até mesmo esquecer este fato, mas a crosta terrestre na verdade “flutua” nas camadas inferiores onde está presente o magma, mais ou menos como um iceberg no oceano. Somente uma parte da crosta está exposta.

Manto – Corresponde a mais de 80% do volume total do planeta, estende-se de uma profundidade de 10-80 km até aproximadamente 2.900 km; a região abaixo dos 1.000 km é conhecida como manto inferior, a região acima se chama manto superior. O manto consiste em uma rocha extremamente aquecida, e a temperatura varia de 1.000 °C a 2.000 °C, conforme a profundidade aumenta.

Núcleo – O núcleo do globo também possui duas fases, do núcleo superior e do inferior. Estes sofrem variações de temperaturas de 2.000 °C na parte superior até cerca de 5.000  °C nas regiões mais profundas. Apesar da alta temperatura, a parte central do núcleo é formada de níquel e ferro em estado sólido – Conseqüência da grande pressão do interior do planeta. O ponto central fica a 6.500 km da superfície.

  1. :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD
    M e ajudou mt obg *_* E-E

  2. Muito Bom Me Ajudou BASTANTE

    • Rhuan Muniz Ferreira
    • 1 março, 2013

    Rhuan Muniz Ferreira :Seu comentário está aguardando moderação.
    acho q é 4,5 milhoes de ano so isso, mas ta tudo certo.Não sei e ninguem sabe mas vai ai so uma opinião

    • Olá Rhuan
      Os anos ao qual me refiro é o de origem do big bang 13,7 bilhões (cometi um equivoco quando escrevi acidentalmente milhões no lugar de bilhões e pude reverter depois do seu comentário, agradeço!)
      4,5 bilhões é aproximadamente o período em que a Terra se formou, mas este não foi citado no texto.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: