Moluscos

Do latim mollis: mole. O filo mollusca é formado por cerca de 110 mil espécies.
São seres que podem ser aquáticos ou terrestres. Tendo como habitat natural ambientes de água doce, mar ou terras úmidas.
Possuem corpo viscoso, mole, não-segmentado, envolvido com uma concha calcaria (que pode ser externa como no caracol e no caramujo, interna como nas lulas ou inexistente como no caso de lesmas e do polvo) e constituído de três partes básicas:

Cabeça – Na cabeça encontram-se gânglios cerebróides e estruturas sensoriais.
Pé – Uma estrutura muscular que permite a locomoção e a escavação.
Massa visceral – Uma bolsa ligada ao pé composta por um conjunto de órgãos: reprodutivo, excretor, respiratório, digestivo e circulatório.

São triblásticos (possuem três camadas de pele, endoderme, mesoderme, e ectoderme), protostômios (do grego proto: primeiro e stoma: boca. O termo protostômios denota indivíduos que durante o período embrionário formam primeiro a boca para somente depois desenvolver o ânus), e celomados (possuem celomas, que são cavidades originadas a partir da mesoderme que tem como objetivo alojar diversos órgãos do animal). Seu corpo possui simetria bilateral.

Nutrição

Possuí sistema digestório completo, isto é, com boca e ânus.
Na boca possui rádula, uma espécie de língua com pequenos dentes de quitina, que servem como um tipo de ralador de alimentos. Animais como ostras e mariscos não possuem rádula porque se nutrem por filtração.
A digestão química tem inicio nas glandulares salivares. No estômago possuem glândulas digestivas denominadas hepatopâncreas que incrementam a digestão secretando enzimas. Os moluscos possuem digestão extra e intracelular.

Circulação

Apresenta sistema circulatório, formado pelo coração e vasos arteriais e venosos. A maioria dos moluscos tem sistema circulatório aberto ou lacunar. O sangue é bombeado pelo coração até lacunas ou hemoceles , pelas artérias. No caso de moluscos como polvos e lulas, por estarem em constante locomoção, seus sistemas são fechados: as trocas de gases e nutrientes entre o sangue e as células acontecem pelos capilares. A circulação é simples, não há mistura de sangue, apenas o sangue oxigenado passa pelo coração.

Respiração

A respiração pode ser de três formas: Pulmonar, branquial ou cutânea.

Pulmonar – O sangue passa pelos pulmões onde descarta o gás carbônico e extrai do ar o gás oxigênio, o sangue oxigenado retorna ao coração onde é bombeado para todo o corpo.

Branquial – As brânquias são projeções da superfície do corpo intensamente vascularizadas. O sangue passa por elas onde extrai o gás oxigênio presente na água descartando o gás carbônico.

Cutânea – A respiração cutânea, como o nome já diz, é dada através dos poros do corpo, onde a troca de gases com o meio se dá por difusão.

Excreção

É feita por um ou dois nefrídios, em forma de funil, que retira os produtos de excreção do sangue através de uma abertura ciliada denominada nefróstoma. As excretas são eliminadas no ambiente pelo nefridióporo.

Sistema Nervoso

É composto por diversos pares de gânglios que se ligam por meio de cordões nervosos.

Sistema Sensorial

É bastante variável, as informações químicas são percebidas por quimiorreceptores e as táteis e de pressão pelos mecanorreceptores. Alguns moluscos possuem olhos bem primitivos outros como a lula e polvo têm olhos mais desenvolvidos, com formação de imagens.

Reprodução

Os moluscos podem ser hermafroditas ou de sexos separados. Independentemente disso, a reprodução é sempre sexuada e cruzada.
São normalmente Ovíparos, podendo ter desenvolvimento direto ou indireto, havendo formação de larva ciliada, véliger.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: